Sinais - Milagre No Havdalá
"As chamas da vela trançada haviam tomado a forma da letra hebraica Zayin no exato momento em que a foto foi tirada".
Naquele momento, lembrei-me do passuk 4º do Tehilim 104: "Ossê malachaiv ruchót, meshartaiv êsh lohét (Torna os ventos Teus mensageiros, e o chamejante fogo Teu atendente - Tehilim 104 passuk 4)".
A "chaiót zayin (criatura viva zayin)" havia se manifestado pelo comando do Sagrado, bendito seja Ele, como uma mensageira.
O Maggid de Mezeritch, o sucessor do Ba'al Shem Tov, ensina que o versículo "Uma mulher de valor é a coroa do seu marido" faz alusão à forma da letra zayin. A letra anterior, o vav, retrata a Ór yashar ("Luz direta") que desce de D´us para a humanidade. O zayin, cuja forma é semelhante a um vav, embora com uma coroa em cima, reflete a Ór yashar ou do vav como Ór chozer ("regresso à luz"). Ór chozer sobe com tanta força que ele atinge um estado de consciência mais elevado do que o do ponto de origem revelada no Ór yashar. Ao chegar ao reino de Keter (a "coroa"), amplia sua consciência tanto à direita e à esquerda. Na verdade "não existe uma esquerda no Ancião (o nível de Keter), é justo para todos”. Isto significa que o temor de Deus (à esquerda), neste nível é indistinguível, na sua natureza para agarrar diretamente a D´us, desde a mais alta manifestação do amor de D´us (à direita).
A experiência de Ór chozer, após a consumação do processo criativo inerente do Ór yashar, a criação do homem no sexto dia, é o segredo do sétimo dia da Criação – A Rainha Shabat. A Shabat, que, em geral, significa a mulher em relação ao homem -"a mulher de valor é a coroa do seu marido"- tem o poder de revelar a seu marido em sua própria consciência ampliada, a experiência do prazer e sereno sublime vontade inata no dia do Shabat. A mulher é a Shechiná (A Presença Divina) a esposa do Messias.
"Quem é uma boa (literalmente “kosher”) mulher? Ela a que faz a vontade de seu marido (O messias)”.
A manifestação de zayin durante o ritual, foi um recado, uma mensagem do Sagrado, bendito seja Ele, dizendo "Olhe, veja, o nivel de consciência que você atingiu". Pensar nesta experiência a cada dia, me faz ter mais desejo de subir mais alto na minha busca pelo divino.
Entre esta sublime experiência e o amor pela guarda do shabat, eu digo que, vale a pena, mesmo em momentos em que estamos sós, manter a aliança do shabath santificado do Eterno.